setting

Itallo Batera: Thomas A. Dorsey

Thomas A. Dorsey


Thomas Andrew Dorsey (1 de julho de 1899 - 23 de janeiro de 1993) ficou conhecido como "o pai da black music gospel" e foi uma época tão intimamente associado com o campo que as canções escritas no novo estilo foram, por vezes conhecido como "dorseys. "

 No início de sua vida ele foi um líder dos azuis pianista conhecido como Georgia Tom . Tal como formulado por Dorsey, música gospel combina cristã louvor com os ritmos do jazz e dos azuis . Sua concepção também se desvia daquilo que tinha sido, a esse tempo, prática padrão hinário, referindo explicitamente a si mesmo, e a relação do auto de fé e Deus, ao invés de o indivíduo incluído no grupo através de crença.

Dorsey, que nasceu em Villa Rica, Geórgia , foi o diretor musical da Pilgrim Baptist Church , em Chicago de 1932 até final de 1970. Sua melhor composição conhecida, "Take My Hand, Precious Lord", foi realizada por Mahalia Jackson e era um dos favoritos do Rev. Martin Luther King Jr.

Outra composição, "Peace in the Valley", foi um sucesso de Red Foley em 1951 e foi realizada por dezenas de outros artistas, incluindo a Rainha do Evangelho de Albertina Walker , Elvis Presley e Johnny Cash.

Dorsey morreu em Chicago, aos 93 anos.

Em 2002, a Biblioteca do Congresso honrou seu álbum Precious Lord. Novas gravações das grandes canções de Thomas A. Dorsey (1973), adicionando-a à Secretaria de gravação Nacional dos Estados Unidos .

Dorsey pai era um ministro e sua mãe uma professora de piano. Ele aprendeu a tocar piano blues como um homem jovem. Depois de estudar música formalmente em Chicago, tornou-se um agente para a Paramount Records . Ele montou uma banda de Ma Rainey chamado "Jazz Band Wild Cats", em 1924.

Ele começou a tocar em festas de aluguel com os nomes Barrelhouse Tom e Tommy Texas , mas ele era mais conhecido como Tom Geórgia . Como Geórgia Tom, ele se juntou com Tampa Red (Hudson Whittaker), com quem gravou o hit atrevido 1928 "apertado Like That", uma sensação, eventualmente, vendendo sete milhões de cópias. [ 2 ] Ao todo, ele é creditado com mais de 400 do blues e canções de jazz.

Dorsey começou a gravar música gospel ao lado de blues em meados de 1920. Isso levou à sua realização na Convenção Batista Nacional em 1930, e se tornar o líder da banda de duas igrejas em 1930. Sua primeira esposa, Nettie, que tinha sido amante do guarda-roupa Rainey, morreu no parto em 1932. Dois dias depois a criança, um filho, também morreu. Em sua tristeza, ele escreveu sua canção mais famosa, uma das mais famosa de todas as músicas gospel, "Precious Lord, Take My Hand".

Insatisfeitos com o tratamento recebido nas mãos de editores estabelecidos, Dorsey abriu o primeiro negro gospel editora de música, Dorsey Casa da Música. Ele também fundou sua própria coral gospel e foi o fundador e primeiro presidente da Convenção Nacional de Coros do Evangelho e refrões.

Sua influência não se limitou à música americana Africano, como músicos brancos também seguiram o seu exemplo. "Precious Lord" foi gravada por Albertina Walker , Elvis Presley , Mahalia Jackson , Aretha Franklin , Clara Ward , Dorothy Norwood , Jim Reeves , Roy Rogers , e Tennessee Ernie Ford , entre centenas de outros. Era uma canção gospel favorito do Rev. Martin Luther King, Jr., e foi cantada no comício da noite antes de seu assassinato, e, por seu pedido, em seu funeral por Mahalia Jackson. Foi também um dos favoritos do presidente Lyndon B. Johnson , que pediu para ser cantado no seu funeral. Dorsey foi também uma grande influência sobre outros artistas Chicago baseados evangelho como Albertina Walker e The Caravans e Joey Pouco McClork.

Dorsey escreveu "Peace in the Valley" para Mahalia Jackson em 1937, que também se tornou um padrão evangelho. Ele foi o primeiro americano Africano eleito para o Songwriters Hall of Fame de Nashville e também o primeiro da Gospel Music Association 's Hall of Fame Viver. Em 2007, ele foi empossado como membro fundador do Registros Gennett Calçada da Fama em Richmond, Indiana . Seus trabalhos estão preservados na Fisk University , juntamente com os de WC Handy , George Gershwin , e os cantores Fisk Jubilee .

Obras Dorsey proliferaram além do desempenho, nos hinários de praticamente todas as igrejas norte-americanas e de Inglês de língua igrejas em todo o mundo.

Thomas era um membro da Phi Omega Psi Fraternidade.

Ele morreu em Chicago, Illinois, e foi enterrado lá no Cemitério bosques de carvalhos .

Fonte: Wikipédia




Itallo Batera
i_batera@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © Itallo Batera Urang-kurai