setting

Itallo Batera: P.O.D.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

P.O.D.



P.O.D. é uma banda cristã de new metal dos Estados Unidos formada em San Diego, Califórnia, em 1992. A sigla P.O.D. significa Payable On Death (literalmente, em Português, Pagável na Morte). É um termo técnico muito usado em bancos nos EUA quando uma pessoa morre alguém herda seus bens. É necessário que uma pessoa morra para alguém herdar. Isso é uma referência da banda a Jesus Cristo, que segundo o Cristianismo morreu por nós, pagando e perdoando nossos pecados, dando-nos a chance de sermos salvos.

História

O P.O.D., banda de San Diego, foi formada em 1992. A principal característica é serem cristãos, logo abordam muito o tema do Evangelho, principalmente nos primeiros CDs.

A banda mistura muitos elementos em sua música tal como hardcore, hard rock, hip hop, reggae e batidas de new metal. Seu primeiro disco, Snuff the Punk, era basicamente hardcore. Mas quanto ao estilo a banda é um pouco difícil de se rotular, sendo chamado por alguns new metal, muito variante, que tem como características o peso do som hardcore aliado aos toques alternativos que são facultativos em muitas bandas, como o rapcore, certas bandas que possuem DJs, como é o caso do industrial, uma tendência que alia a música eletrônica ao rock. Apesar de suas peculiares influências musicais latinas, pode se afirmar que o som da banda tem a mesma linearidade em relação a bandas de hard rock, pós-grunge e metal alternativo.

Desde sua fundação, a banda foi conquistando espaço no cenário das bandas norte-americanas e hoje já é conhecida internacionalmente. Já tocaram em festivais grandes com bandas como Slipknot, Korn, Papa Roach e Linkin Park. Participaram do famoso Ozzfest em 2002, grande festival de rock "promovido" por Ozzy Osbourne, que na época contou com também com o próprio Ozzy, Rob Zombie e System of a Down, entre outros. Participaram de trilhas sonoras de filmes como "Little Nicky, Um Diabo Diferente", de Adam Sandler, com a composição "School of Hard Knocks", "Um Domingo Qualquer" com "Whatever It Takes", "The Scorpion King" com "Set It Off" e "The Matrix Reloaded", com "Sleeping Awake", mas agora recentemente participaram da trilha sonora do filme "D.O.P.E." com a banda Switchfoot em "Arrested Development.

Na trilha de The Matrix Reloaded a banda foi convidada a realizá-lo no início de 2003, e foi nesse momento que houve uma mudança em sua formação: o guitarrista Marcos Curiel iniciou um projeto paralelo, Accident Experiment, banda composta pelo ex-vocalista da extinta e também protestante, Grammatrain que fazia um som grunge. Marcos afirmou que estava cansado de tocar com um compromisso nas letras, no caso a ideologia do evangelho cristão, algo que vem soando como "rebeldia" em sua nova banda, e ele havia proposto à banda modificar suas letras dali em diante, deixar de lado nas canções as suas idéias e conceitos e partir para "um outro segmento de mercado". Apesar disso os demais integrantes da banda não acataram a idéia. Marcos decidiu abandonar a banda alegando que sua crença em Deus era diferente dos outros integrantes da banda, mas não deu detalhes desta "diferença" de doutrina.

Cerca de uma semana depois, foi anunciado o substituto: Sonny, Wuv e Traa não hesitaram em chamar Jason Truby, ex-guitarrista e fundador da também protestante, Living Sacrifice, banda thrash/metalcore; Jason era muito amigo dos integrantes. Certa vez realizaram uma turnê com o Living Sacrifice e o carro quebrou em Little Rock, Jason e sua esposa os acolheram em casa por uma semana. Nessa situação que tiveram oportunidade de conhecerem melhor o Jason, ele e Marcos ficaram tocando guitarra de brincadeira. Naquela época Truby estava firme com o Living Sacrifice, mas confessava que tinha vontade de tocar outro estilo metal em relação ao que o Living Sacrifice era. Após a entrada do novo membro a banda gravou Payable on Death em 2003, e Testify em 2006.

No fim de 2006, após a banda ter deixado o selo Atlantic que acompanhou o grupo por anos, Jason Truby deixou o P.O.D.. Suponha-se que tenha sido para que pudesse se dedicar mais a sua família. No mesmo dia da saída de Jason, Marcos Curiel pediu para voltar a tocar com a banda e foi aceito por todos.

O retorno de Marcos Curiel ao P.O.D. veio acompanhado do anúncio de contrato da banda com uma nova gravadora e distribuidora, INO e Columbia Records.[9] Em 2008, lançam o álbum When Angels & Serpents Dance, que mantém a regularidade e miscelânea sonora de Testify.

No mesmo ano, o P.O.D participa de dois jogos de video-game muito importantes. O primeiro é o "Nascar 09", com a música "Condescending"; o segundo é o WWE SmackDown vs. Raw 2009, com a canção "Addicted". Ambas as músicas são do álbum "When angels & serpents dance". Em Novembro de 2008, começaram sua primeira turnê pela América do Sul, tendo passagens em São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Santiago (Chile) e Bogotá (Colômbia)

Membros

Sonny Sandoval

Paul Sonny Sandoval (San Ysidro, Califórnia, 1974) é o vocalista do P.O.D..

Sonny cresceu nos guetos de San Diego, inclusive entrando para uma gangue aos 13 anos. Era usuário de maconha e bebia durante sua juventude. Entretanto, em 1991, sua mãe morreu vítima de leucemia. Ele disse, depois, que teria visto Deus nos olhos de sua mãe quando ela estava em seu leito de morte. Então, ele resolveu mudar e tornou-se cristão. Sonny foi, então, chamado por seu primo "Wuv" Bernardo para entrar para uma banda recém formada por ele com seu amigo Marcos Curiel. A princípio, ele recusou – mas, depois, mudou de idéia.

Os três, junto com o baixista "Traa" Daniels, formaram o P.O.D. em 1992.

Sonny – que hoje tem três filhos - fala que suas influências musicais vêm do reggae, rock, e rap – e dessa mistura originou-se o som do P.O.D.

Marcos Curiel

Marcos Curiel junto com Wuv, foi um dos membros fundadores da banda P.O.D. Eles se conheceram através de um amigo comum na escola. Marcos participou de todos os álbuns da banda antes de Payable on Death (2003). Isso porque, em 2003, Marcos saiu da banda por causa de divergências de crenças.

Alguns também dizem que ele foi afastado da banda não por seus projetos paralelos, mas sim porque não estava tão comprometido com a fé e carreira da banda como seus companheiros.

O guitarrista usava instrumentos Paul Reed Smith quando tocava no P.O.D.

Em 2006, Marcos voltou à banda P.O.D.

Noah Wuv Bernardo

Noah "Wuv" Bernardo, baterista do P.O.D., é primo do vocalista da banda Sonny. Ele e Marcos, quando estavam no colegial, resolveram começar a banda. Além dele e do guitarrista, outras pessoas tocavam, incluindo seu pai – que mais tarde revelou ser um traficante. Porém, a banda que era apenas diversão tomou forma quando, aos 36 anos, a mãe de Sonny morreu e ele foi chamado para a banda.

sivelmente daí vem todo o sentido religioso da banda: o pai de Wuv tornou-se cristão e isso devolveu a paz ao casamento dos pais do baterista. Sonny também revela que a morte de sua mãe o fez ver a vida com outros olhos e ter fé em Deus.

O fato é que junto com Traa, estava formado o P.O.D.

Wuv hoje tem 3 filhos. Suas tatuagens – entre outras, uma no peito com o nome da banda e outra com a face de Jesus nas costas – revelam o quanto ele é comprometido. Ele usa baterias Pearl e baquetas Vic Firth 7A.

Mark Traa Daniels







Mark "Traa" Daniels (pronuncia-se "Tray"), baixista do P.O.D., está na banda desde que esta começou, em 1992, e participou de todos os álbuns. Ao contrário dos outros membros do P.O.D., Traa pertencia a uma outra banda – a banda do tio de Wuv. Porém, depois que começou a tocar no P.O.D., saiu dela.

Traa é casado e tem dois filhos, escuta principalmente reggae, e, como baixista , tem raízes no jazz. Traa usa baixos Warwick (modelos Dolphin e Thumb) de 5 cordas ao vivo e amplificador Avalon 747SP.





Fonte: Wikipédia
Itallo Batera
i_batera@hotmail.com
Página inicial
Copyright © Itallo Batera Urang-kurai